Consumidor pode ser lesado na compra de ceia de Páscoa






Fiscais estaduais realizam, até o dia 31 de março, a Operação Semana Santa em feiras livres e supermercados da capital e do interior baiano, para combater irregularidades quanto a pesos e medidas de produtos das ceias da Sexta-feira da Paixão e da Páscoa. As distorções são muito freqüentes nessa época do ano.

Estão previstas visitas na Feira de São Joaquim e adjacências, em Salvador; e em cidades como de Feira de Santana, Jequié, Barreiras, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itabuna, Paulo Afonso e Juazeiro. Os estabelecimentos que apresentam infrações são notificados e podem ser punidos com multas que variam de R$ 500 a R$ 50 mil, a depender da gravidade do caso e do alcance da empresa.

São analisadas pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), principalmente, balanças usadas para pesagem de pescados, onde são mais comuns as falhas na pesagem. Já no primeiro dia de trabalho, em 26 de março, em visita a supermercados do bairro de Paripe, no Subúrbio de Salvador, foram identificados problemas. “Encontramos uma peça de bacalhau que, na embalagem, constava ter 800 gramas e, na realidade, só tinha 600”, conta o diretor de Regulação de Mercado do Ibametro, Edson Sales.

O consumidor, também, pode evitar ser lesado, observando o equipamento utilizado para pesagem e a aparência dos produtos. Em caso de dúvida, é preciso conversar com o comerciante e, caso necessário, contatar o Ibametro (e-mail ibametro@bahia.ba.gov.br). Um fator a ser observado é a conservação das mercadorias. Vegetais, azeites, camarão seco e bacalhau devem ser acondicionados em locais secos, arejados e limpos. Peixes e mariscos precisam ficar sob refrigeração 24 horas por dia e em local limpo, para evitar deterioração.

A nutricionista Ana Paula Lima alerta que a verificação do estado de conservação dos alimentos pode ser feita com medidas simples. “No caso do peixe, é necessário que os olhos estejam sempre vivos e brilhantes; a consistência da carne deve estar sempre durinha; e as escamas não podem soltar com facilidade”, orienta. Já o camarão deve estar consistente e ser limpo antes do tempero, retirando-se as fezes localizadas em uma bolsa na região do dorso (linha preta na parte de baixo).


Matéria publicada no site : http://www.agenciabaiana.com.br/materia.asp?id=2703
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Copyright 2009 Quebra-Cabeça
Free WordPress Themes designed by EZwpthemes
Converted by Theme Craft
Powered by Blogger Templates